Eventos

Perguntas Frequentes

O QUE FAZ A ASSESSORIA?

Com o objetivo de organizar o casamento da melhor forma possível, a assessoria tem como tarefa desenhar o perfil dos noivos e entender o que eles querem para o grande dia considerando sempre o orçamento disponível e o estilo deles e dos convidados. A assessoria vai auxiliar os noivos a formatar o casamento indicando profissionais e participando da contratação de todos os fornecedores. A assessoria de acordo com o pacote participa ativamente das reuniões e ajuda na tomada das decisões orientando no controle do orçamento através de ferramentas adequadas. Ou seja, a assessoria participa e organiza todas as etapas do evento até o dia de sua realização, quando então passa a responsabilidade para o cerimonial.

.
O QUE FAZ O CERIMONIAL?
O cerimonial é responsável pelo bom andamento das atividades no dia do casamento, o que inclui as formalidades da cerimônia e também da festa. É o cerimonial quem vai ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados e ajudar a resolver os possíveis problemas, além de outros detalhes necessários como a distribuição de brindes ao longo da festa. O cerimonial também pode realizar o acompanhamento da montagem do casamento, desde o início, com a chegada dos fornecedores, até a finalização das festividades, com a contagem das bebidas, recolhimento de itens e separação de kits para os noivos e pessoas indicadas, por exemplo.
.

QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA DEVO CONTRATAR UMA ASSESSORIA E CERIMONIAL?

O ideal da contratação da assessoria é a primeira para a organização de um casamento, o tempo certo não existe. Atualmente as organizações de casamento tem sido de 1 ano a 2 anos de antecedência, caso você não queira perder seus fornecedores preferidos melhor se planejar com antecedência.

.

A NOIVA TEM QUE USAR BRANCO.

A noiva de branco é muito tradicional, por isso talvez algumas pessoas enxerguem a cor como uma regra para as mulheres que vão se casar. Porém, não existe nenhum protocolo religioso e muito menos burocrático que impeça a noiva de se casar usando um vestido de outra cor. O que vale é que ela se sinta bem e que o vestido seja o que sempre sonhou!

.

É MELHOR ORGANIZAR TUDO SOZINHO?

Muitas pessoas têm a impressão de que o famoso “faça você mesmo” é garantia de economia na hora do casamento. Alguns detalhes podem, sim, ser preparados pelas mãos dos noivos, mas é preciso ter cautela na hora de querer abraçar o mundo quando o assunto é esse tipo de celebração. Não é à toa que existem assessores e pessoas responsáveis pelo buffet e pela decoração da festa. Cada um desses detalhes exige atenção e querer cuidar de tudo sozinho pode acabar se tornando um grande problema.

.

DEVO CONVIDAR ALGUMAS PESSOAS POR EDUCAÇÃO?

O casamento é uma cerimônia íntima, onde os noivos estão rodeados por pessoas que conhecem e que fazem questão de estar ali. Por isso, não se preocupe em convidar aquela amiga da sua mãe que você nunca vê ou um primo distante com o qual você não tem contato se não quiser.

.

O PAI DA NOIVA DEVE ARCAR COM OS CUSTOS DA FESTA?

Outro mito que já passou da hora de ser derrubado. Essa tradição é muito antiga e hoje em dia a festa costuma ser dividida entre os noivos. Os pais — tanto da noiva quanto do noivo — só pagam se quiserem dar alguma contribuição.

.

MEU ORÇAMENTO ESTÁ APERTADO. O QUE FAZER PARA REDUZIR CUSTOS SEM AFETAR MEU CASAMENTO?

Há muitas maneiras de reduzir os custos sem afetar seu casamento diretamente, a mais comum é reduzir sua lista de convidados, assim você vai poder economizar no buffet. Outra maneira é contar com um cerimonial que consiga transformar seu casamento em um lindo projeto feito à mão. Outro jeito bem comum de gastar menos é fazer seu casamento fora dos meses mais comuns como Setembro ou Outubro. Que tal casar em Agosto? Nesse mês as coisas costumam ser mais baratas. Além disso, você também pode simplificar na escolha das flores, optando por flores mais baratas; fazer um coquetel com poucas bebidas alcoólicas, comidas mais leves e mais baratas.

.

TENHO MUITOS AMIGOS COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES - DIABÉTICOS, VEGETARIANOS, ALÉRGICOS..) - COMO FAÇO PARA TORNAR O JANTAR LEGAL PARA TODOS?

Vai ser impossível prever as necessidades e preferências alimentares cada convidado do seu casamento. A melhor saída é escolher um ou dois pratos com carne e um sem carne, assim você garante que os vegetarianos fiquem felizes. Em relação aos diabéticos, você pode fazer uma opção de sobremesa com frutas. Outra alternativa é fazer um buffet bastante variado, assim seus convidados vão poder escolher o que irão comer e você não terá que se preocupar. E lembre-se: a maioria das pessoas que tem restrições alimentares já está acostumada com situações assim. Fiquem tranquilos, vai dar tudo certo!

.

QUAL É O MEIO MAIS EDUCADO DE DIVULGAR NOSSA LISTA DE PRESENTES DE CASAMENTO?

Aproveite as ocasiões como chá-de-panela ou noivado para falar pessoalmente com seus convidados sobre sua lista de presentes de casamento. Outra forma bacana é fazer um site de casamento e lá colocar as listas. Muitos sites já têm neles mesmos a lista de presentes ou cotas para lua-de-mel, veja se é o caso do seu. A vantagem de contratar um site é poder colocar o endereço no seu convite e centralizar lá todas as informações necessárias aos seus convidados.

.

OUVI DIZER QUE NORMALMENTE 10 - OU ATÉ MESMO 20 - PORCENTO DOS CONVIDADOS NÃO COMPARECEM AO CASAMENTO DEVO MEDIR MEU ORÇAMENTO A PARTIR DESTE CÁLCULO?

NÃO MESMO! Essa é uma atitude muito errada porque essa conta não é exata para todos os casamentos. Embora seja grande a chance de pessoas não poderem ir, a melhor maneira de calcular a quantidade de pessoas faltantes é através do RSVP. Contrate do seu cerimonial o RSVP ativo, assim eles telefonam para quem não respondeu. Se você quer reduzir seu orçamento, diminua a sua lista, mas nunca conta com a falta dos convidados, ok?